30 de março de 2011

Saudades: Jean Harlow - 100 anos


Peço desculpas pelo atraso na lembrança dos 100 anos de nascimento da primeira loira platinada de Hollywood, no dia 3 de março: Jean Harlow.

Quando comecei a me interessar por cinema clássico, vi algumas informações sobre Jean Harlow e, quando fui pesquisar mais a fundo sobre ela, confesso que fiquei um tanto chocada pela sua morte prematura, aos 26 anos de idade - mais até que a de James Dean - e também pelo seu casamento sofrido, o que, provavelmente, ocasionou as lesões nos rins que levaram ao seu falecimento.


Em sua curta carreira, trabalhou com algumas feras daquela época como Clark Gable, Spencer Tracy, James Cagney, Wallace Berry dentre outros. A garota era poderosa naquela época.

Sempre que vejo algum trabalho de Jean Harlow, me recordo deste fato triste, infelizmente, e no quanto ela poderia ter progredido em sua carreira profissional. Porém, com sua morte prematura, transformou-se em mais uma lenda clássica, tornando-se mais poderosa do que quando estava viva.

Saudades.

8 de março de 2011

As personagens de Greer Garson: Homenagem ao Dia Internacional da Mulher


Não posso pensar em uma mulher forte sem relacioná-la a alguns papeis marcantaes da atriz britânica Greer Garson. Alguns filmes aos quais assiti com esta atriz sempre foram com a representação de mulheres fortes e decididas. Por isso, para homenagear esta data merecida por nós, que passamos por muita desigualdade e luta diariamente, decidi citar algumas destas personagens que representam a força e a luta da mulher nos dias de hoje, e o exemplo de caráter que se deve ter para vencer os obstáculos que aparecem em nossos caminhos.

Elizabeth Bennet, em Orgulho e Preconceito (1940)



Edna Kahly Gladney, em Flores do Pó (1941)



Mrs. Minniver, em A Rosa da Esperança(1942)



Marie Curie, em Madame Curie (1943)


Eleanor Roosevelt, em Sunrise at Campobello (1960)

6 de março de 2011

42nd Street (1933)


42nd Street foi o musical que revitalizou o gênero, sendo considerado um musical de bastidores, ou seja, que mostra os ensaios e as dificuldades de se montar um grande espetáculo na Broadway, com uma bem-sucedida estreia.

O elenco do espetáculo tem de tudo, desde garotas ingênuas que se acham estrelas até damas de vida duvidosa. Dentre elas, está Peggy Sawyer (Ruby Keeler), que assume na última hora o lugar principal de Doroty Brock (Bebe Daniels). Outra figura marcante foi o diretor musical Julian Marsh (Warner Baxter).

Ruby Keeler, George Brent e Bebe Daniels
 
Warner Baxter como o diretor musical Julian Marsh
Um dos números de dança desse musical é o título do filme, protagonizado por Ruby Keeler.

VuuTV - Watch Video

A neta de Ruby Keeler fez esse vídeo cantando e dançando os mesmos passos de sua avó em 42nd Street.